segunda-feira, 17 de junho de 2013

Planejanamento Financeiro Pessoal

Nao julgo ter know-raw suficiente sobre o assunto para falar do mesmo. Mas gostaria de compartilhar a planilha que utilizo para meu controle financeiro e minha experiencia. 
Por muito tempo eu tentei economizar, e no final do mês sempre estava no vermelho. O meu problema estava no "tentar", e a solução foi o planejar. Foi necessário uma mudança de abito, pois passei a planejar e controlar mensalmente todas as receitas e despesas. Os primeiros meses são realmente complicados, pois alem das mudanças,  no incio aparecem algumas surpresas: tem o IPTU que você esquece de planejar, o pneu do carro que fura.Com o passar do tempo passei a ter dados históricos para ajudar no meu planejamento, e passei a criar pequenas reservas para ajudar nos imprevistos. Realmente não tem grande segredo, eu não deixo de ter lazer pra economizar, eu simplesmente faco planejamento, e faco as coisas que estiverem ao meu alcance. É claro que no inicio é um pouco complicado, pois você precisa abrir mão de algumas coisas pra economizar, mas por outro lado o planejamento também te motiva por você ter claramente o motivo da economia. e com o tempo você consegue ter rendimentos por causa da economia, ter a condição financeira facilitada.
Pra quem for utilizar minha planilha, deixei ela toda em branco com os 12 meses de 2013, a dica que dou é é colocar una nova coluna para no final de cada mês.

link da planilhas: http://ul.to/xokkqdes


Nenhum comentário:

Postar um comentário